A Construção Civil e a Era Digital

Engenharia-na-era-digitalQue a internet tomou conta da vida de todos e revolucionou a forma de comunicação, já sabemos. Com a expansão das redes sociais  o setor da construção civil se tornou mais interativo. Segundo pesquisa divulgada pelo Google, o total de internautas nos três primeiros meses de 2014 foi de 108 milhões. Lembrando que em 2012 havia 83,4 milhões de usuários no país. O marketing e a comunicação realizados nas mídias digitais são mais uma forma para divulgar e vender os empreendimentos.

Na realidade, muito mais que vender o imóvel, as redes sociais projetam as empresas, pois assim  usuários da web podem verificar as informações a respeito das construtoras, analisar a opinião de quem realizou um negócio, verificar as notícias, fotos e vídeos que são disponibilizados pela incorporadora, entre outros. As mídias digitais são ferramentas de fortalecimento das marcas e, ao mesmo tempo, possibilitam que o futuro comprador conheça e pesquise mais sobre o empreendimento que tem em vista e avalie o histórico e a idoneidade da empresa da qual pretende comprar o imóvel.

Um exemplo de sucesso na internet no segmento imobiliário é a construtora Tecnisa, que vendeu, em 2009, um imóvel pelo Twitter. O preço do apartamento era 500 mil reais. O que estimulou a venda foi uma promoção oferecida pela empresa, 2 mil reais em vale-compras, mais armários planejados para os quartos e a cozinha. Claro, a Tecnisa é conhecida pelo seu trabalho nas redes sociais, pois investe e aposta nas mídias digitais e internet, de modo geral, para propagar o pensamento da empresa. Contudo, essa credibilidade que a internet propaga aos internautas só acontece quando há um planejamento de marketing aliado à comunicação da empresa. Se ambos não forem bem executados, podem trazer prejuízos para a marca.

O ingresso nas redes sociais é uma necessidade para as construtoras que pretendem estreitar o relacionamento com os clientes. Porém, o relacionamento marca-consumidor na web não deve ser analisado apenas pelos resultados em vendas, mas sim no melhor desempenho da empresa. As grandes construtoras de Santa Catarina já estão conectadas as mídias digitais. De fato, os empreendedores do setor já perceberam que a internet permite inúmeras possibilidades para aqueles que têm criatividade e pretendem inovar.

 

 

Fonte: Sinduscon / Seconci – Florianópolis

Clique aqui para entrar ou registrar e fazer um comentário.