Como decorar a casa com crianças? Dicas para decoração criativa e segura.

Não abra mão do estilo, mas tenha atenção em alguns cuidados para proteger os pequenos.

 

ericaaaCréditos da imagem: Pixabay.com.br

Com crianças em casa, a decoração dos ambientes precisa ser pensada não só pela sua funcionalidade, quanto para a segurança dos pequenos. Muitas vezes eles correm e brincam pelos cômodos e corredores que precisam estar preparados para proporcionar essa descontração para eles.

Muitas mães mexem em toda a estrutura decorativa para evitar pequenos acidentes, mas isso não é preciso se ela for pensada para todos os moradores da casa, inclusive as crianças. É preciso utilizar alguns acessórios para evitar problemas, mas é possível combinar muito bem itens e móveis com essa fase da vida dos filhos.

Você está procurando uma forma criativa e segura para decorar sua casa, mas sem esquecer a segurança do seu filho? Confira algumas dicas importantes para você não perder o estilo! Acompanhe.

Usar materiais que são laváveis e duráveis

Onde existem crianças, tem o desafio! Os pequenos ainda não têm a noção de limpeza e organização. Por isso, por onde passam eles acabam deixando um rastro de bagunça. Não se desespere, mas se prepare para o pé sujo no sofá.

Por isso, a grande dica para decorar um apartamento, por exemplo, é usar móveis e acessórios que possam ser laváveis e que apresentam maior durabilidade. Não descarte a possibilidade de revestir alguns móveis antigos, isso trará um charme especial aos ambientes.

Vamos a algumas dicas de móveis que as crianças mais costumam destruir:

Estofados

Pular no sofá, colocar o pé sujo e fazer as refeições sentados nesse móvel grudados na televisão é a maneira mais divertida de passar tempo para as crianças. Você não pode transformar sua casa em um campo de guerra para evitar que eles façam isso.

Então, algumas medidas você pode tomar. Use sofás de materiais mais resistentes como couro, lona e até mesmo a sarja. Não esqueça de escolher cores fortes e escuras, isso disfarça a bagunça. Para deixar ainda mais protegido, você pode utilizar capas por cima do estofado, isso trará mais facilidade para a limpeza do móvel.

Tapetes

Na mesma linha dos sofás, utilize tapetes escuros e tecido lavável. Existem opções de tapetes de borracha, que tem temáticas diferenciadas. Esses produtos costumam não mostrar muitas manchas e ainda podem ajudar a decorar o ambiente.

Resistência e aparência

Esses são quesitos importantes para a dura tarefa de educar, brincar e desenvolver uma criança dentro de casa. Os pequenos sujam e os pais limpam, essa a premissa nos primeiros anos de vida.

Sua casa não precisa ser toda com móveis arredondados ou sem acessórios para decorar a sala. Muitos pais sonham com os móveis decorados que nem eles encontram nos showrooms de imóveis à venda, mas na prática, não conseguem fazer isso funcionar.

Aos escolher os móveis, opte por peças que apresentem maior resistência e que sejam de fácil lavável. Facilmente comida pode se espalhar pela casa e se os móveis são difíceis de limpar, fica inviável deixar que as crianças comam e circulem livremente.

Por isso, a dica são os móveis de madeira rústica, mesas com tampo de vidro ou com a fórmica. No quesito cadeira, busque acentos resistentes e faça uma forração que seja de fácil retirada para constantes lavagens.

Substitua a mesa de centro com quinas por pufes ou mesas mais baixas, que sejam fáceis da criança brinca e que, em uma eventualidade, elas não se machuquem por bater a cabeça no objeto.

Neutralidade nas cores

Quando as crianças fazem parte da casa, as cores claras e neutras são as mais indicadas para os ambientes. É fácil entender o porque, livros e brinquedos são bastante coloridos, e a neutralidade das cores traz mais tranquilidade e harmonia para a casa.

Use prateleiras e móveis com um estilo mais reto, onde você possa colocar acessórios que imprimam o seu estilo e também possa organizar a pequena bagunça que os pequenos fazem habitualmente.

As crianças têm uma fase em que gosto de rabiscar tudo. Você pode criar um pequeno espaço para que seu filho libere o seu momento artístico, onde ele possa se divertir com lápis e canetas na parede. Isso fará parte da decoração e ficará bem interessante no espaço de brincadeiras da criança.

Educar e brincar

É importante que desde pequenas as crianças conheçam os limites. Espalhar os brinquedos pela casa é legal, mas existe o momento de organizar e recolher as coisas, que deve ser tão prazeroso quanto brincar.

Use caixas grandes, podem ser de papel, madeira e até mesmo plástico. Isso vai ajudar a criança a entender que tudo tem o seu lugar dentro da casa.

Instale ganchos e algumas prateleiras nas paredes que sejam especialmente para elas, na altura que eles possam alcançar. Isso mostra para a criança como é uma rotina de organizar, guardar e decorar os ambientes em que ela vive.

Decoração sem frescuras

Não limite a sua imaginação por conta das bagunças das crianças. Use a sua imaginação e transforme essa fase em uma parte decorativa para a sua casa. Busque uma estrutura que permita uma grande incidência de luz natural e que tenha boa ventilação.

Opte por uma decoração mais minimalista, sem acumular móveis e acessórios pelos ambientes. As crianças já vão criar um ar mais carregado, então seja mais cuidadoso com a máxima do menos é mais.

Pese a funcionalidade dos ambientes, mas também o aconchego. Use almofadas, mantas e pufes na sala, com uma única diferença, trabalhe mais nos detalhes das capas laváveis e tenha mais de uma delas, isso permitirá que com frequência você possa lavar os acessórios.

Uma casa com criança tem um clima mais divertido e mais alegria por si só. Use isso a favor da sua decoração e torne essa fase de bagunça em um período de mais descontração na sua decoração.

Que tal, gostou deste post sobre como decorar a casa com crianças? Então compartilhe este artigo com os seus amigos usando as suas redes sociais. Afinal, quem não quer uma casa bem decorada e segura para os pequenos?

Clique aqui para entrar ou registrar e fazer um comentário.