Dicas para organizar uma Open House para ninguém botar defeito

doces-open-houseFinalmente a mudança foi concluída, e tudo está devidamente em seu lugar. Está na hora de convidar as pessoas mais próximas para apresentar seu novo endereço! Open house (casa aberta, em inglês) é o nome que se dá à estreia da casa nova. O evento pede capricho, mas nada de estresse. A ordem é abrir as portas, deixando a formalidade do lado de fora. Petiscos graciosos e fáceis de fazer que dispensam pratos e talheres, e bebidas também self-service. Assim, todo mundo curte muito mais.Um boa pedida é bolar um cardápio de petiscos para pegar com os dedos (a chamada finger food), que reduz a trabalheira de lavar pratos no pós festa.
DICA: adote o sistema self-service. Arrume todos os petiscos e bebidas de uma forma que permita a todos os convidados se servirem à vontade, sem cerimônia.

Programar uma festinha hoje em dia, mesmo em casa, ficou muito mais simples, descontraído e gostoso – principalmente para quem recebe. O anfitrião precisa aproveitar a festa junto com os convidados e evitar ficar preocupado o tempo todo. Eventos para grupos pequenos, mais descontraídos, não exigem tanto planejamento. Os famosos salgadinhos (empanados, fritos ou assados) deram lugar a petiscos bem mais leves, sem tanta massa e que não pesam no estômago dos convidados, pois como quase sempre eram adquiridos prontos, acabavam esfriando até a hora da festa.
DICA: escolha receitas de petiscos que possam ser preparadas com antecedência, para que tenha tempo de sobra para se arrumar.

Sobre os utensílios, vale usar copos e pratos do dia a dia, mesclar jogos descoordenados, inventar novas utilidades para as peças. Uma boa opção para quem não tem itens em número suficiente ( ou não dispõe de espaço para guardá-los), é recorrer à locação: custa pouco, e você ainda pode variar cores e estilos a cada festa.
DICA: se optar por servir uma receita mais substanciosa, como saladas, sopas e pratos quentes, evite grandes travessas e pilha de pratos. Sirva pequenas porções individuais, cada qual com sua colher. Vale usar copinhos, canequinhas esmaltadas e até taças de sobremesa.

Convite expresso

Quer convidar os amigos para sua festa de maneira fácil e rápida? Procure ajuda na internet. Há sites que certamente podem ajudar. Duas dicas antenadas são:
WebVites: você escolhe um tema para personalizar seus convites, adiciona os dados da festa, seleciona os convidados (usando os contatos de sua caixa postal e redes sociais) e ainda verifica quem confirmou presença. O site é prático, grátis e dispõe de passo a passo.

Pingg: oferece modelos muito bacanas de convites e cartões para as mais diversas ocasiões. Um contra é que o conteúdo é todo em inglês. A navegação também é mais complicada e exige um pouco mais prática do usuário.

Eventos no Facebook: crie eventos privados, e convide seus amigos através da Rede social. Super prático, grátis, prático, e é possível verificar quem confirmou presença e quem infelizmente não poderá comparecer.

Caprichar na trilha sonora é o primeiro passo para garantir o sucesso da festa. Mas ATENÇÃO, quem opta por viver em um apartamento deve evitar atitudes e comportamentos que dificultem o bom convívio social entre os moradores. Quando o assunto é “Festa no apartamento” é preciso ficar atento ( e respeitar ) os horários e regras previamente estabelecidas.

Por isto, seguem algumas dicas para você evitar reclamações com excesso de barulho ou problemas com vagas de estacionamento, quando amigos e convidados chegarem para o seu Open House:

  1. Comunique ao Síndico a respeito da festa e conte detalhes como: dia, horário, duração e número de convidados;
  2. Deixe uma lista com os nomes dos convidados na portaria para facilitar a entrada na festa e evitar problemas de segurança;
  3. Respeite os horários de silêncio do condomínio, som alto só até as 22h00. Procure não arrastar móveis ou usar sapatos com salto, o barulho pode incomodar o vizinho do andar debaixo;
  4. A utilização de vagas pelos convidados, muitas vezes, não é permitida nos condomínios. Por isso, mesmo se você tiver uma vaga sobrando, peça para que seus amigos e convidados estacionem os carros na rua ou em um estacionamento.
  5. Não atire comida, lixo ou objetos pela janela. O ato mostra desrespeito, pode machucar alguém, e em alguns condomínios pode ser sujeito a multa;
  6. Avise os seus vizinhos mais próximos que você irá realizar uma festa. E porque não convidá-los?
  7. Tente começar a festa mais cedo. Assim, você e os seus convidados aproveitarão mais e não ouvirão possíveis reclamações de barulho após um certo horário;
  8. Se a festa for realizada nas áreas comuns do prédio, certifique-se que tudo foi devidamente limpo. É importante devolver do jeito que você encontrou;
  9. Áreas gourmet, por exemplo, são um ótimo espaço para realizar uma reunião íntima entre amigos. Em caso de acidentes, providencie a reposição das peças que sofrerem algum tipo de dano;
  10. Se não for permitido o consumo de cigarro e de bebidas alcoólicas nas áreas de lazer do condomínio, avise seus convidados com antecedência, para não gerar desconfortos durante a festa;

Algumas imagens para se inspirar, na hora de organizar o seu Open House:

1 comentário

  1. Pingback: Como decorar seu pequeno apartamento? | KONKRETA

Clique aqui para entrar ou registrar e fazer um comentário.