Palhoça recebe caminhão ecológico com exposição itinerante SOS Mata Atlântica.

O objetivo principal do projeto é despertar o interesse do público, para os desafios de se preservar o que ainda resta da floresta nativa.

De 6 a 15 de março, Palhoça vai ser o palco da exposição itinerante “A Mata Atlântica é aqui”, que percorre o Brasil a bordo de um caminhão ecológico, devidamente adaptado para receber estudantes e interessados no tema. O objetivo da ação é de estimular a conscientização ambiental da população, com atividades educativas e divertidas.

O caminhão, da Fundação SOS Mata Atlântica, que recebe grupos e escolas com visitas monitoradas, ficará na Praça 7 de Setembro, no Centro, das 10 às 17 horas, e conta com uma estrutura adequada para pessoas com deficiência. Para agendamento dos grupos, é necessário entrar em contato pelo e-mail projeto.itinerante@sosma.org.br.

A exposição itinerante pegou a estrada em 2009 e, desde então, já percorreu cerca de 200 localidades, nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. Finalmente, chegou a Palhoça, mantendo vivo o objetivo principal de despertar o interesse do público-alvo, para os desafios de se preservar o que ainda resta da Mata Atlântica.

Os interessados podem participar de palestras, oficinas, jogos educativos, exposições, apresentações artísticas e exibições de vídeos, entre outras atividades. E, o mais interessante, podem se tornar voluntários do projeto. O projeto trata, ainda, de um tema bastante recorrente, o monitoramento da qualidade da água, que é uma preocupação constante, nas grandes cidades.

Em toda cidade que o projeto visita, a Fundação SOS Mata Atlântica realiza a análise da qualidade da água local, seja de um rio, córrego ou lago. O monitoramento utiliza 14 parâmetros físico-químicos para a análise, que envolvem itens como a transparência da água, lixo e odor, e classifica a qualidade da água como péssima, ruim, regular, boa e ótima. O resultado é divulgado no blog da Fundação: www.sosma.org.br/blog/.

Como atividades, a programação oferece: cenografia interativa, apresentações de manifestações artísticas regionais, palestras e rodas de conversas, atividades lúdicas, jogo da memória, jogo ludo ambiental, pintura de máscaras e outras. Tudo com o envolvimento de Ongs locais, buscando o levantamento de dados atualizados da situação local e regional.

O projeto tem o patrocínio do Bradesco Cartões e Volkswagen Caminhões & Ônibus, e parceria local da Prefeitura Municipal de Palhoça, Fundação Cambirela do Meio Ambiente (FCAM), e Secretaria Municipal da Educação.

Tabela Programação

 

FONTE: Comunicação / Prefeitura de Palhoça - Portal do Cidadão

Clique aqui para entrar ou registrar e fazer um comentário.